APEM
FAQ
Início » FAQ

FAQ

Como posso ser Enfermeiro Militar ?

O ingresso nas Forças Armadas Portuguesas é feito de através de concurso, basta estar atento aos canais de comunicação da Marinha, do Exército ou da Força Aérea Portuguesas e saberás quando estão abertos os concursos de admissão. Para conheceres os pré-requisitos do processo de candidatura, deverás consultar o aviso de abertura do respetivo concurso, que será publicado em Diário da República, nos sites e nas redes sociais dos respetivos ramos das Forças Armadas.

Como se integram os Enfermeiros na hierarquia militar?

Os Enfermeiros ingressam na categoria de Oficiais como Técnicos de Saúde.

Os que são Técnico de Saúde?

É atualmente a designação da classe na Marinha, do serviço no Exército e da especialidade na Força Aérea, juntamente com outras áreas das tecnologias da saúde.

Posso tirar uma Licenciatura em Enfermagem pelas Forças Armadas Portuguesas?

Não. Atualmente os concursos de ingresso são apenas para quem já é detentor do grau académico de Licenciado em Enfermagem e membro inscrito na Ordem dos Enfermeiros.

Quais são as perspetivas de carreira para um Enfermeiro Militar?

As Forças Armadas Portuguesas oferecem o ingresso em regime contrato com uma duração mínima de quatro anos e máxima de seis, caso o contratado queira renová-lo anualmente, após o período mínimo. Ao longo do teu contrato terás oportunidade de complementares a tua formação com cursos na área militar e na área da saúde e poderás concorrer aos quadros permanentes. 

Como posso concorrer aos Quadros Permanentes?

O ingresso nos Quadros Permanentes é efetuado por concurso interno em função das necessidades dos ramos das Forças Armadas.

Posso rescindir contrato com as Forças Armadas Portuguesas?

Sim. Poderás fazê-lo a qualquer momento desde o início do contrato seja ele em Regime de Contrato ou Quadros Permanentes. Caso não tenha sido cumprido o período mínimo de contrato terás de pagar uma indeminização calculada de forma individual.

O Enfermeiro tem o mesmo papel em cada um dos ramos das Forças Armadas Portuguesas?

O Enfermeiro Militar desempenha funções na área da saúde em função das especificidades dos ramos das Forças Armadas, com a formação adequada para o desempenho dessas funções quer sejam na área operacional, hospitalar ou de formação.

Qual é a remuneração do Enfermeiro Militar?

A remuneração dos militares é definida em funções dos postos e graduações, de acordo com a informação disponibilizada nos links seguintes:

Onde posso consultar os detalhes dos concursos de admissão ?
Podes consultar informações relativas aos concursos de admissão e outros assuntos através dos links abaixo:

A informação aqui contida foi compilada a título informativo pela APEM e não substitui nem dispensa a consulta de informação oficial disponibilizada pelos Ramos das Forças Armadas ou pelo Ministério da Defesa. A APEM não se responsabiliza pela utilização indevida ou interpretação errónea da informação aqui apresentada.